Venda de ingressos de cinema cresceu 214% no comparativo ao ano anterior, segundo relatório da Comscore
Reprodução: Tela Viva
Com o intenso uso das redes sociais e o retorno das atividades da indústria cinematográfica no pós-pandemia, a junção desses fatores pode significar uma boa oportunidade para os profissionais de marketing. Uma análise inédita da Comscore se propôs a investigar os desempenhos de bilheteria e nas redes sociais dos principais filmes lançados em 2022 e registrou um aumento considerável do público.
De acordo com os dados coletados nas ferramentas Movies Comscore (International Box Office Essentials), de janeiro de 2019 a setembro de 2022, e Shareablee, de janeiro a setembro de 2022, a pesquisa “Cinema e Social Media: Entretenimento e Performance” identificou que 71 milhões de ingressos de cinema foram vendidos até 18 de setembro deste ano. Este volume representa um crescimento de 214% em relação ao mesmo período no ano anterior.
De acordo com o levantamento, atualmente existem 59 circuitos de filmes rodando em 790 complexos e 3.165 salas em operação. Na Semana do Cinema, que ofereceu descontos com ingressos a partir de R$ 10, entre 15 e 21 de setembro, os cinemas brasileiros registraram o terceiro melhor final de semana do ano, reunindo mais de 3,3 milhões de espectadores, e arrecadando mais de R$ 36,2 milhões com os dez filmes mais assistidos. Houve um crescimento de 296% no número de espectadores e de 127% em arrecadação; “Órfã 2” foi líder de preferência, com 1,4 milhões de espectadores e R$ 15,3 milhões de arrecadação.
“Se os títulos do cinema e publicações nas redes sociais proporcionam entretenimento ao contar histórias, o alcance de suas narrativas pode ser amplificado por meio de uma estratégia combinada. Como vimos neste levantamento, os profissionais de marketing podem obter resultados ainda mais expressivos, alavancando a estreia de filmes com eventos, que contemplem a presença de influenciadores e publishers, como é o caso de alguns destaques de bilheterias”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Estreias com sucesso de bilheteria e expressividade nas redes sociais
Em relação ao sucesso dos números das bilheterias e do alcance nas redes sociais, os dados se mostram bastante positivos para as estratégias de marketing de cada lançamento. Nesta retomada, os títulos americanos de maior sucesso saíram na frente, registrando 54% de participação de mercado. No top 5 de estreias norte-americanas, com seus respectivos públicos, estão: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, com 8,4 milhões de espectadores; “Minions 2: A Origem de Gru”, com 6,6 milhões; “Thor: Amor e Trovão”, com 6,4 milhões; “The Batman”, com 5,9 milhões; e “Top Gun Maverick”, com 5 milhões.
Já o top 5 de estreias nacionais é composto por “Tô Ryca 2”, somando 520 mil espectadores; “Medida Provisória”, com 462 mil; “Detetives do Prédio Azul 3”, com 429 mil; “Eduardo e Mônica”, com 399 mil; e “Juntos e Enrolados”, com 248 mil.
Em relação ao alcance nas redes sociais, “Doutor Estranho” ocupa a segunda posição, com 3,4 milhões de interações, enquanto o líder de ações de usuários nas redes foi “Batman”, com 4,4 milhões de interações. Entre os títulos nacionais, “Tô Ryca” (Downtown/Paris) ficou em quarto lugar na soma de ações de mídias sociais, com 61,4 mil ações, e “Medida Provisória” (Elo Studios) liderou este ranking com 93,8 mil interações.
Performance e destaques de bilheteria
Em seu estudo, a Comscore destacou ainda as postagens de melhor performance entre os filmes de maior destaque de bilheteria. “Batman”, por exemplo, que somou um total de 4,4 milhões de ações de mídias sociais, foi destaque quando o jogador Neymar esteve na première do filme, em Paris. Sua presença teve forte repercussão nas redes.
A pré-estreia de “Doutor Estranho”, por sua vez, contou com famosos como Jade Picon, influenciadora e ex-BBB, o que alavancou a performance nas redes sociais por meio de postagens em sua conta no Instagram.
Nos lançamentos nacionais, a comunicadora social e ativista Gabi Oliveira marcou presença na pré-estreia de “Medida Provisória”, impactando positivamente na performance social do filme com publicações em seu canal de Twitter.
Além disso, o influenciador Jon Vlogs fez sua estreia no cinema em “Juntos e Enrolados” e a publicação em seu Instagram teve destaque. Publicações sobre o filme também repercutiram com melhores números nos perfis de Instagram da atriz Cacau Protásio, que também fez parte do elenco, e no do site Imagem Filmes.
Por fim, com estreia prevista para o próximo 15 de dezembro, o filme “Avatar 2”, de James Cameron, já mostra presença forte nas redes sociais e teve destaque no Instagram do influenciador Hugo Gloss, acumulando já mais de um milhão em ações de mídias sociais.