Sessões de cinema a céu aberto envolvem o público na Casa Firjan
Projeto Cinema na Praça exibiu filmes como “Benzinho” e “Detetives do Prédio Azul 2” entre os dias 22 e 24 de novembro
Os jardins da Casa Firjan, em Botafogo, receberam ao longo do último fim de semana, entre 22 e 24 de novembro, o projeto Cinema na Praça. Organizada em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), a iniciativa exibiu oito produções audiovisuais brasileiras e envolveu o público presente com narrativas dos mais variados gêneros. A programação também contou com debates sobre o cinema brasileiro e perspectivas do mercado de curtas.
Conforme o presidente do Sicav, Leonardo Edde, ações como o Cinema na Praça são importantes não só para democratizar o acesso ao cinema brasileiro, mas para aproximar o público do que é feito no país. “Quando as pessoas têm acesso às produções em um lugar agradável e de boa exibição, elas passam a multiplicar o que viram e, automaticamente, trazem novos espectadores. Sem dúvidas, esse movimento ajuda a criar mais demanda para o desenvolvimento dos produtos brasileiros.”
Nesse contexto, a assessora de projetos especiais da Casa Firjan, Isabella Rosado Nunes, complementou que o Cinema na Praça integra o Casa Aberta, programa que tem como objetivo convidar novos públicos e, por meio da arte e da cultura, informar e provocar reflexões. “Nossa intenção com o Cinema na Praça foi oferecer aos visitantes a diversidade e o acesso às discussões sobre indústria audiovisual e seus impactos para o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, disse.
Entre os destaques da programação especial estiveram o curta-metragem Minha história é outra”, da diretora Mariana Campos, e a Sessão Festival do Rio, com o filme “Benzinho”, do diretor Gustavo Pizzi. No domingo, a programação foi especial para toda a família, com o filme “Detetives do Prédio Azul”, de André Pellenz. Na sexta-feira e no sábado foram distribuídos fones de ouvidos.
O projeto Cinema na Praça contou com as parcerias do Festival do Rio, do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul/Centro Afro Carioca de Cinema, do Festival Curta Cinema e da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
22/11 – Sexta-feira
18h30: Sessão com debate
Seleção Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – “Minha história é outra”, diretora Mariana Campos.
Sessão Festival do Rio: “Benzinho”, diretor Gustavo Pizzi/ roteiro de Gustavo Pizzi e Karine Teles/ produção de Tatiana Leite.
Debate: “O Cinema Brasileiro”, com Leonardo Edde, presidente do SICAV; Ilda Santiago, Festival do Rio; Biza Vianna, diretora executiva do Centro Afro Carioca de Cinema; Viviane Ferreira, presidenta da APAN e a produtora Tatiana Leite.
23/11 – Sábado
18h: Sessão com debate
Sessão Festival Curta Cinema: Destaques do Programa Jovem do Festival 2019.
Debate: “Perspectivas do mercado de curtas”, com Leonardo Edde, presidente do SICAV; Ailton Franco Jr diretor do Festival Curta Cinema e diretoras dos curtas selecionados.
24/11 – Domingo
16h: Sessão da Família: “Detetives do Prédio Azul”, de Vivianne Jundi