SENAI RIO E ANIMA MUNDI PREMIAM VENCEDORES DA MARATONA ANIMADA
No total, 100 equipes se inscreveram no concurso. Os cineastas tiveram apenas sete dias para produzir o curta-metragem, com o tema Tipos Cariocas. O segundo colocado na primeira edição da Maratona Animada foi o grupo Rapaziada, com o filme “Cariocas”, e o terceiro colocado foi o time Correria Braba, com a animação “Alguns Estilos Cariocas”.
Após receber a premiação pelo primeiro lugar na competição, a dupla Lucas Pelegrineti e Lucas Ribeiro estava satisfeita por ver o filme sendo exibido em um dos maiores festivais de animação do mundo.
“No nosso filme, tentamos valorizar cada segundo. Nosso objetivo foi brincar e combater os estereótipos cariocas, mostrando que todo mundo pode ser como quiser”, explicou Lucas Ribeiro.
A equipe também destacou a importância do prêmio, R$10 mil e bolsa para cursos no SENAI Laranjeiras e Maracanã, como uma forma de incentivo aos jovens.
“O Maratona Animada é maravilhosa porque é destinada a quem está começando, aos estudantes. É uma forma de incentivar e de estimular os futuros profissionais da área”, disse Lucas Pelegrineti.
A gerente executiva do SESI/SENAI Laranjeiras, Marivane Curvello, ressaltou a necessidade de estimular esse tipo de produção cinematográfica. “Sabendo da importância do setor, tentamos estimular e fomentar a produção de curtas de forma criativa. Podemos dizer que essa primeira edição do concurso já foi um sucesso, com 366 pessoas inscritas”, disse.
A equipe Correria Braba, que ficou com a terceira colocação e recebeu o prêmio de R$4 mil e bolsas para cursos do SENAI Laranjeiras e Maracanã, destacou a pressão para terminar o trabalho a tempo.
“Apesar de trabalharmos com a criatividade, o pouco tempo foi essencial. Na correria, a gente concentra e vai. Passamos a madrugada trabalhando e ficamos muito felizes com o resultado”, disse Nicole Schlegel, que teve como parceiro de trabalho o designer Antônio Screiber.
O diretor do Anima Mundi, Marcos Magalhães, ressaltou a importância dessa parceria entre o Anima Mundi e o SENAI Rio. “Nesse primeiro ano da Maratona Animada vimos que houve uma adesão e resposta grandes para o desenvolvimento de trabalhos. É o que podemos chamar de animação, no sentido da palavra, para produzir e fazer tudo de forma rápida”, disse ele.
A Maratona Animada é mais uma ação do Sistema FIRJAN em prol do audiovisual, que, por meio do SENAI Rio, é responsável por promover a capacitação de mão de obra do setor.