CURTA CRIATIVO REVELA TALENTOS DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL
Presidido pela produtora Lucy Barreto, o júri escolherá os melhores curtas-metragens nas categorias ficção, documentário e animação. Segundo Silvia Rabello, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav-RJ), a iniciativa estimula o desenvolvimento do setor: “O Rio é o maior produtor de talentos do audioviaual do Brasil. Com esse concurso, a FIRJAN ajuda a indústria a garimpar novos promissores profissionais”.
Os primeiros e segundos lugares em cada categoria receberão R$ 10 mil e R$ 8 mil, respectivamente, além de estágios e outros prêmios concedidos por apoiadores do concurso, como Diler & Associados, Labocine, Ponto Cine, Pindorama, LC Barreto e Nuvem Criativa. A cerimônia de premiação do Curta Criativo 2014 será realizada no dia 17 de dezembrono Teatro SESI Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.curtacriativo.com.br até 15 de outubro.
Os vencedores da última edição contam que o Curta Criativo foi um grande incentivo para a carreira. Segundo Deuilton do Nascimento Júnior, ganhar o concurso na categoria Animação, com o filme “Boneca de Pano”, foi um diferencial para participar de outros festivais, para começar bem na carreira e ter a produção divulgada. “Foi o meu primeiro curta e o trabalho final da faculdade. O prêmio me incentivou a fazer outros filmes independentes, de outros gêneros”. O designer recém-formado Gustavo Duarte do Amaral, vencedor na categoria Ficção, com “Bem Mastigadinho”, avalia que a experiência foi ótima. “Foi a porta de entrada para uma área bastante diversificada”, comenta Amaral.
OUTRAS AÇÕES DE FOMENTO
Para fortalecer a indústria audiovisual fluminense, a Federação também promoveu o curso “O Negócio do Audiovisual em Tempo de Transformações”, voltado para a capacitação de produtores e executivos de micro e pequenas empresas do setor. A primeira turma se formará em 14 de outubro. Para atender à demanda do segmento por produtores e gestores, a Federação investe na formação de profissionais qualificados e especializados nessa área, por meio das unidades SENAI Laranjeiras e Maracanã. No ano passado, foram capacitados mais de dois mil profissionais.
O Sistema FIRJAN também apoia o programa Films from Rio, que tem o objetivo de promover a indústria audiovisual carioca no exterior. O projeto, realizado em parceria com o Sicav-RJ, o Festival do Rio e a Prefeitura do Rio, levou produtores fluminenses ao Festival de Berlim, na Alemanha, em fevereiro; e ao Marché du Film, em Cannes (França), em maio.
Fonte: Carta da Indústria nº663