“MEU FUTURO NEGÓCIO” RECEBE EMPRESÁRIO DA URCA FILMES
Para Leonardo, “todos os setores da economia criativa no Rio de Janeiro são muito fortes, e o audiovisual, por conta da própria cidade ser uma área de locação com suas diversidades, o mundo inteiro procura para filmar, tanto televisão, publicidade ou cinema. E podemos citar também que temos profissionais bastante capacitados”.
O primeiro item de prioridade e importância que serve de aprendizado para o empreendedor é atender o cliente.
Ele também acrescentou que a principal característica para empreender é “olhar a frente”. Outra dica é conseguir enxergar que o resultado pode ser diferente do planejado, além de medir e conseguir suportar o risco. “Achar que vai acertar de cara e que o empreendimento comece a dar resultado rápido, mas não tão rápido como gostaria, isto tem que estar na sua cabeça”.
“A minha experiência diz que o serviço é seu maior aliado. E, na economia criativa, acredito que 90% dos que trabalham nos segmentos criativos escolheram isso. Você consegue ver uma satisfação maior porque a pessoa faz o que quer e gosta”, falou Leonardo.
No final, ele completou que o que importa é tomar a decisão e seguir até você ter outra. “Parece complicado, mas não é, eu tomo uma decisão e já estou pensando na próxima. E na hora que você toma uma decisão ela nunca vai ser certa ou errada, isso é um fato, não existe decisão certa ou errada. O que existe é a decisão que dá certo ou dá errado”.
A próxima aula será na sexta-feira, 20 de setembro, com Camila Farani e Fernando Mello, investidores da LAB 22 e Gávea Angels,que falarão sobre elaboração do plano de negócios.
“Meu Futuro Negócio” já teve cinco encontros e contará com mais sete aulas, que são divididas em temas empresariais, atitude empreendedora, inovação, linhas de financiamento, elaboração de planos de negócios e elaboração de pitches para investidores. Ao final, os alunos apresentarão suas ideias e as três melhores serão premiadas com uma pré-incubação de seis meses no Instituto Gênesis. Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de novembro.
Outra oportunidade é que os alunos também terão a chance de mostrar e vender suas ideias em apenas cinco minutos, modalidade conhecida como “pitch”, para uma banca de investidores, empresários e representantes da FIRJAN, FIESP, PUC e Conselho de Jovens Empresários da Federação da Indústria do Rio. O primeiro lugar ganhará um curso internacional.
O curso é uma atividade de extensão no âmbito do Programa de Formação de Empreendedores (PFE) da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo (CEMP) do Instituto Gênesis.
Fonte: www.firjan.org.br