PRESIDENTE DA MOTION PICTURES ASSOCIATION VISITA FIRJAN
O objetivo da reunião foi aproximar as duas instituições com o intuito de promover ações futuras em favor dos direitos autorais e contra a pirataria, no Brasil. Na agenda do executivo americano no Brasil, também constam visitas à CNI e à Fiesp.
“O Brasil está crescendo, tem uma classe média forte, e há uma indústria audiovisual em franco crescimento. Qualquer coisa que acontece aqui é muito grande, e Hollywood tem os olhos muito atentos para vocês. Vim aqui perguntar como podemos ajudá-los. Queremos ser seus parceiros no que pudermos em favor da defesa do direito autoral e contra a pirataria”, disse Dodd.
Também presente ao encontro, a presidente do Sindicato Interestadual das Indústrias do Audiovisual (Sicav), Sílvia Rabello, disse que a instituição que representa está se articulando para acompanhar de perto a elaboração e a discussão do Projeto de Lei 3133/2012, do deputado Nazareno Fonteles, que alterará a atual legislação do Direito Autoral, instituída em 1998.
“Seria excelente se a MPA pudesse promover, por exemplo, encontros para discutir a importância de se preservar o direito autoral, dentro desse processo de tramitação do projeto na Câmara”, disse Sílvia.
“O direito autoral é importante para todos – para o setor financeiro, o aeroespacial – e não apenas para o ligado à cultura. Qualquer um pode ter uma boa ideia que precisa ser protegida”, disse Todd.
Gouvêa Vieira recebeu a proposta com entusiasmo. “Este é um tema da maior importância, e esta aproximação é muito bem-vinda e oportuna. Vamos trabalhar juntos, certamente, em favor da proteção e do desenvolvimento de toda a indústria”, disse.
A Motion Pictures Association é uma instituição que reúne e defende os direitos dos maiores estúdios americanos – Disney, Paramount, 20th Century Fox, Warner, Universal e Sony. Possui escritórios em cinco países e atua em outros 30, em associação com instituições locais de proteção a direitos autorais.
Participaram também da reunião Ricardo Castanheira, presidente da Motion Pictures Association Latin America; Cristiane Alves, coordenadora do Projeto Indústria Criativa da FIRJAN; Cristiano Prado, gerente de competitividade industrial da FIRJAN; e Patrícia Gonçalves, coordenadora do Grupo Regional de Combate à Pirataria no Rio, liderado pela Federação.
Fonte: www.firjan.org.br