SALVE O CINEMA LEBLON: CARTA ABERTA AO PREFEITO EDUARDO PAES
“Senhor Prefeito,
Vivemos em uma cidade que percorreu sua história sempre na vanguarda da cultura nacional.
Vimos, publicamente, manifestar nosso apelo a sua intervenção direta no sentido de salvar um espaço cultural, o Cinema Leblon, apoiando proposta de revitalização cujo projeto traz o essencial do novo e torna inegociável o que deve ser preservado:
O cinema de rua.
Novas tecnologias, mais conforto e formatos adequados, são exigências do público para que todo e qualquer espaço cultural seja viável.
Apoiamos a manutenção da estrutura arquitetônica do Cinema Leblon: sua bilheteria, foyer etc. Mas isto não impede que um projeto cultural mais amplo seja criado naquele espaço, com livraria e restaurantes. O Leblon vem sistematicamente perdendo seus espaços de lazer, assim apoiamos não somente manter o Cinema Leblon, mas ampliar esse espaço.
Obviamente a construção de um pequeno prédio comercial na área edificável é o fator financiador do complexo cultural, sendo característica coadjuvante, acessória e necessária, pois a espinha dorsal do projeto serão os 3 cinemas de rua de última geração, e uma Mega Livraria.
A maioria das metrópoles do mundo tem pouquíssimos ou nenhum cinema de rua. O rio de Janeiro é gerador de cultura não só para o Brasil mas para o mundo, pode e deve dar exemplos, mantendo e ampliando os Cinema de rua existentes através de estímulos e apoios a projetos como o do novo Cine Leblon.
Com base nestes argumentos, pedimos ao carioca Eduardo Paes que se junte a nós nesta luta cultural, e, ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, que tenha a sensibilidade de estadista ouvindo a sociedade, salvando um importantíssimo espaço cultural, ousando e inovando.
Assinado:
Nelson Pereira dos Santos, Arnaldo Niskier, Ivo Pitanguy, Paulo Niemeyer
Lucy, Luis Carlos e Bruno Barreto, Roberto Faria, Caca Diegues, Daniel Filho, Irene Ferraz, Ivan Cardoso
João Emanuel Carneiro, Zezé Mota, Lulu Santos, Cleo Pires, Romulo Neto, Bruno Gagliasso, Luana Piovani
João Niemeyer, Thiago Bernardes, Chico Gouveia
Ziraldo, Nelson Rodrigues Filho, Mario Rodrigues Neto, Bruno Walner, Leda Nagle, Walquiria Barbosa, Marcelo França Mendes, Diler Trindade, Cristina Lacerda, Viviane Mosé
Alexandre Acioly, José Antonio Magalhães Lins, Jose Eduardo Guinle, Ricardo Faria, Raimundo Pessoa
Ricardo Amaral, Brenda Valansi, Paulo Sabugosa, Luiz Garrido
Paulo Fabiano, Mauro Gomes de Mattos, Jose Osvaldo Correia, Luiz Eduardo Figueiredo
Alexandre Kimelblat Ostrovsky, Evelyn Rosenzweig, Marie Ururahy, Nédia Cheble, Patricia Marques, Raphaela Guimarães da Silva Leite, Silvia Rabello, Silvia Ururahy, Sonia Simonsen, Sueli Bedran, Tania Pereira, Tarcísio Vidigal
SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual)”