Ir ao cinema é um programa que agrada pessoas de todas as idades. Crianças, jovens, idosos se encantam com as estórias projetadas nas grandes telas. As salas de exibição já foram o principal meio de diversão de famílias inteiras, tornando-se grandes marcos da arquitetura no século passado, porém, hoje, o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e no interior do estado do Rio, a situação não é diferente.
Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 28 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana. No Sul do Estado, são, ao todo, 25 salas, nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Engenheiro Paulo de Frontin é a 11ª cidade do estado e a primeira da região Sul Fluminense a receber o projeto, que já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus, Porciúncula, Trajano de Moraes, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Miracema, Sapucaia e Itatiaia. A caravana, que conta com a produção da Nova Bossa, já confirmou passagem por mais três cidades: Saquarema (15/08), Miguel Pereira (22/08) e Tanguá (29/08). Outros filmes brasileiros, como ‘As aventuras do avião vermelho’, ‘Minhocas’, ‘Gonzaga – De pai pra filho’ e ‘Xingu’ foram selecionados e podem variar a cada cidade.
O Cine na Estrada SESI Cultural já reuniu aproximadamente 6.350 pessoas no primeiro semestre de 2015 e pretende beneficiar todas as regiões do interior do estado do Rio, passando por novas cidades a cada ano. “Através do Cine na Estrada SESI Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Gerente de Cultura e Arte do Sistema FIRJAN.
De acordo com levantamento da Ancine, o Brasil já teve um parque exibidor com quase 3.300 salas em 1975, 80% em cidades do interior. A urbanização acelerada, a baixa capitalização das empresas exibidoras e as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, eram pouco mais de 1.000 salas. Com a expansão dos shoppings centers, o número de cinemas cresceu, até chegar a pouco mais de 2.000 salas em 2009, privilegiando as áreas de renda mais alta das grandes cidades.
De 2007 a 2013, o Rio de Janeiro passou de 296 para 312 salas de cinema – um aumento de apenas 5,2%. Desse total, 199 estão na capital. E dos 92 municípios do Rio, em somente 28 há salas de cinema disponíveis para a população. No Sul do Estado, são, ao todo, 25 salas, nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Ficha técnica e sinopse dos filmes que serão exibidos em Engenheiro Paulo de Frontin:
‘As aventuras do avião vermelho’
Duração: 90 minutos
Gênero: Animação
Direção: Frederico Pinto, José Maria
Ano de produção: 2014
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin, Pedro Yan
Sinopse: Ao perder a mãe, Fernandinho, de oito anos, se torna um garoto solitário e com problemas de relacionamento. O pai faz de tudo para ganhar a atenção do filho, mas nada funciona até que um livro de sua infância devolve a alegria ao menino, que mergulha em uma aventura para salvar o Capitão Tormenta, personagem da obra. Nessa jornada, Fernandinho descobre a importância da leitura e do amor de seu pai.
‘O tempo e o vento’
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Direção: Jayme Monjardim
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 14 anos
Elenco: Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro, José de Abreu, Igor Rickli, Rafael Cardoso, Elisa Volpatto, Luiz Carlos Vasconcelos, Leonardo Medeiros, Cyria Coentro, Suzana Pires, Mayana Moura, Paulo Goulart e Cléo Pires.
Sinopse: A adaptação da trilogia homônima de Erico Verissimo se passa no Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará. O filme foi vencedor do Troféu Lente de Cristal de Melhor Filme no 5º Cinefest Brasil/Montevidéu) e do 10º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema de Melhor Direção de Arte.
Confira a programação das próximas cidades:
01 de agosto (sábado) – Engenheiro Paulo Frontin
Local: Praça Senador Nelson Carneiro – Centro (Espaço Ferrini)
Filmes e horários:
As aventuras do avião vermelho (infantil) – 17h30
O tempo e o vento (adulto) – 19h30
15 de agosto (sábado) – Saquarema
Local: Rua Luís Januário, s/nº – Centro (praça do coração)
Minhocas (infantil) – 17h30
Xingu (adulto) – 19h30
22 de agosto (sábado) – Miguel Pereira
Local: Rua Gal Ferreira do Amaral – Centro (praça do pátio da estação)
Minhocas (infantil) – 17h30
Gonzaga – De pai pra filho (adulto) – 19h30
29 de agosto (sábado) – Tanguá
Local: Praça da Juventude
Minhocas (infantil) – 17h30
Xingu (adulto) – 19h30
EVENTO: CINE NA ESTRADA SESI CULTURAL EM ENG. PAULO DE FRONTIN
DATA: 1º DE AGOSTO DE 2015
HORÁRIO: ÀS 17H30 E ÀS 19H30
LOCAL: ESPAÇO FERRINI (PRAÇA SENADOR NELSON CARNEIRO, CENTRO)
Fonte: Assessoria de imprensa da Representação Regional FIRJAN/CIRJ – Sul Fluminense