Ele oferece grandes vantagens para que você transforme sua ideia em produto final:
• Acesso facilitado a capital intelectual e infraestrutura
• Baixo custo para testes e prova de conceito
• Ampliação da base de atendimento (micro e pequenas empresas)
• Conexão a outros laboratórios da rede SENAI em todo o Brasil
• Processo de inovação acelerado e maior competitividade
• Possibilidade de troca de experiências e estímulo ao trabalho colaborativo
• Oportunidade de trabalhar desde a ideia inicial até o produto final, passo a passo
Quem pode utilizar
Os serviços do Laboratório Aberto estão disponíveis para todos que desejam transformar ideias em produtos e processos inovadores, não importa o estágio em que o projeto esteja.
Isso inclui empresários, empreendedores, técnicos, pesquisadores, startups, micro e pequenas empresas, fabricantes e inovadores.
Associados ao Sistema FIRJAN contam com condições especiais de pagamento.
Serviços
A equipe do Laboratório Aberto SENAI analisa as necessidades e especificações do seu projeto e, a partir dessa avaliação, indica como você pode desenvolvê-lo. O ambiente colaborativo é o melhor lugar não só para você dar forma à sua ideia, como também para testar e aprimorar cada detalhe do seu projeto. Tudo isso pode ser feito sem a consultoria direta do SENAI ou com o suporte técnico especializado e a consultoria direta do SENAI. Existe ainda a possibilidade de o projeto ser 100% desenvolvido pelo SENAI. Os serviços disponíveis são:
• Avaliação de processo
• Avaliação de produto
• Desenho técnico
• Design de indústria e processo
• Digitalização 3D
• Engenharia reversa
• Prototipagem em resina
• Prototipagem virtual
Infraestrutura
As máquinas, os equipamentos e os softwares de que você precisa para desenvolver seus projetos estão no laboratório Aberto SENAI. Nele você também recebe o suporte na hora de utilizar a infraestrutura oferecida, tornando o processo mais simples, rápido e eficiente. Veja o que você pode usar para dar forma a suas ideias:
Impressoras 3D
Usadas para criar peças tridimensionais a partir de projetos elaborados em softwares de modelagem.
Braço robótico
Faz a varredura de uma determinada área. Quando o sensor localiza o objeto, envia um sinal indicando a distância exata dele. Com base em todos os pontos do mapeamento, o software pode calcular as medidas e construir um modelo computacional em 3D do objeto.
Máquina de vacum forming
Realiza o processo de moldagem a quente de plásticos laminados com a retirada do ar (vácuo) da superfície do molde. O plástico aquecido assume a forma da superfície do molde e, uma vez resfriado, está pronto para recorte e acabamento.
Máquina de corte a laser
As máquinas de corte a laser podem cortar chapas de aço-carbono de até 20 mm de espessura e chapas de alumínio de 6 mm, no máximo. Seu uso é recomendado quando as peças apresentam formas complexas e existe a necessidade de um acabamento de superfície praticamente livre de rebarbas na região de corte. Ela torna possível produzir lotes pequenos e diversificados com rapidez.
Furadeira de coluna
O arranjo em coluna possibilita a furação de elementos com as formas mais diversificadas, de maneira individual ou em série.
Minitorno mecânico
Extremamente útil e funcional, ele é indicado para trabalhos com peças pequenas e materiais envolvidos de fácil usinagem.
Fresadora
Equipamento que produz peças e protótipos a partir de uma ampla variedade de materiais. Dentre os benefícios estão a maior precisão e o melhor acabamento de superfície.
Solda por eletrodo revestido
É realizada com o calor de um arco elétrico para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento.
Calandra
Apresenta como principal vantagem a obtenção de um material com espessura constante e com um excelente acabamento.
Puncionadeira
Tem a função de cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.
Dobradeira
Equipamento que realiza dobras em chapas de aço, complementando o trabalho da guilhotina.
A indústria pede novas ideias. Já existe um lugar para elas ganharem forma. Nunca foi tão fácil desenvolver seu projeto.
Fonte: Sistema FIRJAN