Para sua elaboração, empresários de todo o estado do Rio vão participar de reuniões para destacar pleitos regionais, estaduais e nacionais de transformação do ambiente de negócios, e estimular o debate sobre as principais questões que afetam o dia a dia das indústrias e de todo o seu encadeamento produtivo. O Mapa trará uma visão geral para o estado do Rio, nove agendas regionais e uma para a capital, que servirão como instrumento de debate nas eleições municipais deste ano, representando o pleito da indústria para o crescimento local.
A nova edição traz uma visão de longo prazo indispensável para um planejamento sustentado. O documento contará com um modelo de gestão que permite a análise sistemática dos avanços e o acompanhamento das propostas e ações, sendo atualizado permanentemente, para manter vivo seu propósito e relevância.
Cada desafio elencado apresentará propostas de atuação do Sistema FIRJAN para ajudar o estado do Rio a entrar em um novo ciclo de desenvolvimento, servindo como canal para expressar a voz da indústria e dos empresários, além de direcionar a agenda de trabalhos da Federação.
O processo de construção do Mapa contará com reuniões de conselhos empresariais temáticos e regionais do Sistema FIRJAN, para garantir representatividade industrial e legitimidade ao documento. A entrega do Mapa acontecerá em maio, marcando as comemorações do mês da indústria. Confira o processo completo de construção:
Sobre o projeto
O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006 para apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas do estado do Rio, norteando a estratégia de atuação do Sistema FIRJAN num horizonte de 10 anos. Na época, o cenário era de decadência política e econômica, com problemas de gestão e segurança pública. O documento mostrou as principais necessidades da indústria e da sociedade, acompanhadas de propostas de ação.
Agrupadas em 13 temas estratégicos, as propostas foram detalhadas e encaminhadas às principais lideranças políticas do estado e do país, incluindo os candidatos ao governo estadual e à presidência da República nas eleições de 2006. Das ações previstas, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Durante o período contemplado pelo documento, o cenário passou pela recuperação econômica do estado do Rio, pelo alinhamento entre as três esferas de governo e a escolha para sediar as Olimpíadas.
Agora muita coisa mudou. E é hora de construir um novo Mapa para superar os desafios que se apresentam e retomar o crescimento.
Fonte: Sistema FIRJAN