“O apoio da FIRJAN é fundamental para estimular os empresários a desenvolverem seus negócios e se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e que muda com uma rapidez muito grande”, destacou Silvia Rabello, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV).
O primeiro painel, sobre “Programas de Capacitação”, reuniu Paula Chimenti, professora da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação da Coppead/UFRJ; Leonardo Edde, produtor executivo da Urca Filmes e vice-presidente do SICAV; e Alessandra Cabral, especialista de Relacionamento Setorial da FIRJAN.
Para Paula, os principais desafios do mercado são a gestão de talentos e a definição do planejamento, num mundo em transformação. Já Edde destacou a capacitação como caminho para a indústria aproveitar melhor as oportunidades.
Estrutura de valor das empresas de conteúdo foi uma das palestras da FIRJAN no evento (Foto: Guarim de Lorena)
Alessandra apresentou os principais cursos de capacitação para a indústria. A especialista destacou o de Gestão Executiva para o Setor de Audiovisual, que será oferecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o SICAV, e é parte das ações do Programa Indústria Criativa do Sistema. O curso inclui diferentes aspectos da gestão como estratégia e planejamento, sustentabilidade corporativa e negociações. Empresas associadas à FIRJAN terão desconto de 70%.
A partir de abril, a Federação oferecerá especialização do Master Class of Producers Guild Of American para qualificação dos produtores fluminenses. O workshop, promovido pela FIRJAN em parceria com o Sindicato dos Produtores de Hollywood (PGA), será ministrado por profissionais estrangeiros.
Gestão eficiente permite acesso a investimentos
O segundo debate reuniu Gabriel Pinto, coordenador do Programa Indústria Criativa do Sistema FIRJAN; Adelmo Nunes Pereira, sócio-diretor da Managing Partner, Planned Soluções Empresariais; Ricardo Martins, diretor da Zooks Consultoria; e a chefe de Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho.
Na mesa, que abordou “Estrutura de valor das empresas de conteúdo”, o principal tema foi a dificuldade que os empresários têm em agregar valor às suas marcas e projetos. Os especialistas destacaram ainda as diferentes fontes de investimento e a importância do Plano de Negócios e do balanço financeiro para obtenção de recursos.
A Federação recebeu ainda em seu estande interessados nos cursos de capacitação. Para Gabriel Pinto, a participação da FIRJAN no Rio Content Market foi fundamental. “O evento é muito importante para o desenvolvimento dos negócios da cadeia produtiva audiovisual, e a FIRJAN é uma grande investidora do desenvolvimento dos negócios do estado do Rio de Janeiro. Sem dúvida, este é o lugar certo para a FIRJAN estar”, ressaltou.
O Rio Content Market aconteceu entre 9 e 11 de março.
Fonte: Sistema FIRJAN