Cartilha contra o assédio sexual no meio audiovisual será lançada em debate sobre o tema em outubro
Trabalho lançado este mês traz informações, recomendações de procedimentos e boas práticas em casos de ocorrências no ambiente de trabalho
No dia 17 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan acontecerá o 1o Debate Antiassédio no segmento audiovisual. Esse evento faz parte das ações preventivas contra o assédio sexual que ocorre no segmento, seja em produtoras ou sets de filmagem. Nele será divulgado a cartilha recém lançada Pacto de Responsabilidade Antiassédio Sexual no Setor do Audiovisual, inspirada no documento publicado em janeiro deste ano pelo PGA (Producers Guild of America) e como reflexo de movimentos como “Time’s Up” (contra o assédio no cinema norte-americano) e o brasileiro “Mexeu com Uma, Mexeu com Todas” (#chegadeassédio). O objetivo é que esse pacto seja apresentado e assinado pelo maior número de instituições, produtoras e profissionais da atividade.
O que é a cartilha?
A cartilha esclarece o que realmente é assédio sexual e que não há uma distinção entre os gêneros e que pode vir de várias formas, não só por contato físico, como também verbal, gestual e por escrito. Além disso, distingue o que é uma conduta aceitável (paquera) de um assédio sexual, analisando a natureza da conduta, a intenção e o contexto em que se insere. Mostra também recomendações de procedimentos referentes a comportamentos abusivos e boas práticas em casos de ocorrências no ambiente de trabalho.
Além de produtoras e advogados especialistas em Direito do Entretenimento, algumas instituições participaram da elaboração da cartilha, entre elas: a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – SICAV, Sindicato das Indústrias Audiovisual do Estado de São Paulo – SIAESP, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal – SINDCINE, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP – SATED.
O presidente do SICAV, Leonardo Edde, reforça a necessidade de união entre todos: “A palavra pacto já é, por si só, um compromisso de mudança. Assinar um pacto entre vários segmentos do setor demonstra a união em torno de um assunto premente, global, e que envolve direitos fundamentais do ser humano. Este é um pacto pela mudança da Cultura, não só dos profissionais do audiovisual, mas de todos no nosso entorno”, declarou Edde.
A Cartilha está disponível para download clicando aqui.