Notícias

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE PALESTRAS DO CURTA CRIATIVO

Nesta segunda-feira, a Universidade Veiga de Almeida da Barra da Tijuca recebeu a visita dos feras da animação Cesar Coelho e Zé Brandão, para conversar com os alunos sobre o tema O Negócio da Animação, tendo como mediador o professor Paulo Marcos Figueiredo de Andrade, Coordenador Geral da graduação tecnológica em design gráfico e Coordenador de Pós-graduações em animação e design. Foi um sucesso de público e crítica!

Durante duas horas, a turma que lotava o espaço da palestra pode vivenciar um pouco do dia a dia desses profissionais, e tirar dúvidas sobre o mercado de animação no nosso país. As fotos do evento são de Raphael Argento.


Cesar Coelho trabalha com animação há 25 anos, e é um dos fundadores do Anima Mundi. O festival, que já está em sua 21 ª edição, é considerado um dos cinco maiores eventos do setor no mundo. Ele brincou com os alunos sobre o início do trabalho na área, como um dos pioneiros do segmento no Brasil: “Quando eu dizia que era animador, pensavam em recreador de festa infantil”, disse, provocando risos na plateia.


Na UVA, ele mostrou um pouco da diversificada produção de seu estúdio, o Campo 4, utilizando técnicas variadas de animação para diferentes tipos de clientes: “Todo trabalho a gente busca algo novo. Seja um novo software, uma nova forma de contar uma história”, revelou. Para os alunos, aconselhou: “Preparem-se para estudar sempre. Vocês nunca podem parar de aprender.” Sobre o Anima Mundi, ele ressalta que é importante para o país ter um festival com este prestígio internacional. Desde o ano passado, o vencedor do evento é automaticamente indicado para a seleção do Oscar de Animação, e alunos de faculdades estrangeiras renomadas competem entre si para finalizar seus filmes a tempo de inscrevê-los no festival.

Zé Brandão, que é Diretor de Criação do Copa Stúdio, falou sobre o trabalho do Copa “que remete à copa-cozinha, um dos lugares mais agradáveis de uma casa”, explicou. O estúdio já tem cinco anos de mercado e pretende dobrar o número de colaboradores este ano. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes projetos de sua equipe, como o Tromba Trem, série de animação atualmente em cartaz nas TVs Brasil, Cultura e Cartoon Network Brasil, e em negociação para expandir a rede de exibição. Ele também mencionou as etapas de produção de uma série de animação, e explicou aos estudantes que este tipo de trabalho requer planejamento: “Trabalhamos com projetos longos, não é como um corredor de 100m rasos, é como um corredor de maratona”. Baseado em sua própria experiência profissional, em que a animação só foi surgir após a entrada na faculdade de comunicação, Zé Brandão criou a Estúdio Escola de Animação, direcionado a estudantes que ainda não estão na universidade e que oferece aos jovens aprendizes uma iniciação às técnicas antes mesmo da escolha de carreira.


Perguntados sobre dicas para iniciar a vida profissional na área, os dois animadores destacaram para os alunos a importância de um bom portfólio como principal cartão de visitas do animador. “Defina bem o que você gosta de fazer, e invista nisso: seja roteiro, cenário, animação 2D ou 3D. Direcione o seu portfólio para aquilo que você gosta de fazer”, reforçaram.


Sobre o atual momento da animação brasileira, ressaltaram que há que se investir em formação de pessoal e formalização do profissional do setor. Mas que a animação brasileira entrou no mercado internacional “pela porta da frente”, com trabalhos autorais, ao invés de apenas ceder mão de obra. Cesar ressaltou a união dos profissionais nacionais como um diferencial: “Muitas das conquistas que a gente teve se devem a atitudes dos animadores como um todo. A solidariedade, a generosidade, um estúdio ajuda o outro, quem descobre alguma coisa mostra para todo mundo… quando alguém avançar um passo, você está avançando também.”


O bate-papo com os alunos da UVA ainda abordou temas como a nova Lei do Audiovisual, o crowdfunding, o papel da internet na difusão dos trabalhos e a complementação entre plataformas, com projetos transmídia, que segundo eles, estão com uma demanda muito alta no mercado.


Mas com tanta experiência para contar, a Equipe do Curta Criativo não podia perder a oportunidade, e tivemos também uma conversa com Cesar Coelho e Zé Brandão, com dicas para os candidatos ao Curta deste ano, que vamos trazer nos próximos dias com exclusividade para o nosso blog, fique ligado!


E para que você não perca a próxima palestra, anote aí: no dia 11 de junho, próxima terça-feira, estaremos às 16h no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, discutindo um tema super-relevante para quem está colocando o pé na profissão: O Modelo de Financiamento de Projetos Culturais. Os convidados são a Coordenadora do MBA de Gestão e Produção Cultural na FGV, Consultora e Autora do Livro “Jangada Digital”, Eliane Costa, e Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria, plataforma de crowdfunding. O evento terá a mediação do professor Cezar Migliorin, Pesquisador do programa de Pós-graduação em Comunicação e Chefe do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

E no dia 17 deste mês, será a vez de Barra do Piraí receber o Curta Criativo, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial, na rua Lúcio de Mendonça, 24, andar P. Debateremos Financiamento de Projetos Culturais e o Negócio da Animação, com a participação  de Julia Levy, Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; Zé Brandão, diretor de criação do Copa Stúdio e Bruno Beauchamps, fundador e CEO do Sibite, plataforma de crossfunding. O mediador será Roberto Monzo Filho, Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Coordenador do Polo Audiovisual de Barra do Piraí.

Fonte: http://www.curtacriativo.com.br

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais