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Firjan apresenta contribuições para a ANTT e reforça defesa da EF-118

Firjan reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária do país, ao apresentar contribuições estratégicas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o projeto da EF-118. A ferrovia, considerada um dos projetos mais relevantes para a modernização logística do Brasil, conectará os principais portos do Sudeste à malha ferroviária nacional, fortalecendo o comércio exterior e impulsionando a competitividade industrial.

O projeto prevê a interligação ferroviária direta com portos estratégicos como Porto do Açu, Porto Central, Porto de Vitória e Porto de Itaguaí, tornando-se essencial para a movimentação de cargas rumo ao mercado internacional. Além disso, a ferrovia facilitará o escoamento da produção do Centro-Oeste, aumentando a eficiência no transporte de commodities agrícolas, minérios e bens industrializados.

Entre os principais desafios apontados pela Firjan está a definição do critério de “gatilho” para a construção do trecho São João da Barra – Nova Iguaçu, essencial para integrar a ferrovia à Região Metropolitana do Rio de Janeiro e aos portos da Baía de Sepetiba. A falta de critérios claros pode comprometer a eficiência logística do empreendimento, sendo importante estabelecer um volume mínimo de carga, metodologia de monitoramento da demanda e prazos objetivos para sua implantação.

Outro ponto destacado pela federação é a garantia da construção do trecho Santa Leopoldina – Anchieta, compromisso assumido pela Vale dentro da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Sem essa interligação, parte dos benefícios logísticos da EF-118 pode ser comprometida, impactando a eficiência do transporte de cargas entre os estados envolvidos.

A EF-118 será um verdadeiro “arco ferroviário” no Sudeste, promovendo novas oportunidades de crescimento para os setores industrial e logístico. A federação também destaca que a ferrovia está integrada à Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, reforçando sua importância estratégica para o estado do Rio de Janeiro e para a economia nacional.

Estudos apontaram que a construção da fase inicial da EF-118, de São João da Barra ao Espírito Santo, pode gerar 68 mil empregos diretos e indiretos, R$ 457 milhões em arrecadação de impostos estaduais e federais, além de um acréscimo de R$ 1 bilhão em salários na força de trabalho. Com um investimento total projetado de R$ 4,5 bilhões, a ferrovia representa uma oportunidade única para o fortalecimento da indústria e a modernização do transporte de cargas no Brasil.

Com as contribuições ao projeto se encerrando nesta quarta-feira (19/2), a Firjan segue acompanhando de perto os próximos passos do projeto, que incluem a análise do Tribunal de Contas da União (TCU) no terceiro trimestre de 2025, a publicação do edital no quarto trimestre de 2025 e o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Fonte: Firjan

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