Firjan sedia debate antiassédio na indústria audiovisual
Ações preventivas e de combate ao assédio sexual na indústria audiovisual foram discutidas durante encontro com empresas e profissionais do setor, no dia 17/10. O debate “Pacto Contra o Assédio Sexual no Audiovisual” foi realizado a partir de uma parceira entre a Firjan,o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), o Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC), e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI).
Leonardo Edde, presidente do Sicav, observa que falar sobre o assédio sexual é possibilitar uma mudança de cultura. “Discutir esse assunto é muito importante, ainda mais entendendo que o audiovisual é um setor de transformação. Fala-se da formalização e do desenvolvimento da indústria, mas fala-se muito pouco de recursos humanos”, disse ele.
O evento reuniu especialistas multidisciplinares que responderam questões como: O que é assédio? Como identificar e lidar com as diferentes formas? Como prevenir? Também foram apresentados dados e casos reais sobre o assunto.
No evento, as principais entidades do audiovisual brasileiro lançaram a cartilha “Pacto de Responsabilidade Antiassédio Sexual no Setor do Audiovisual“. O documento foi feito em regime colaborativo e inclui um leque de informações, recomendações de procedimentos diante de comportamentos abusivos e boas práticas em casos de ocorrências no ambiente de trabalho e adjacências.
Edde fez questão de lembrar de que a cartilha deve servir como um guia, não de um conjunto de regras. “Cada empresa vai internalizar à sua maneira. O objetivo é trazer esclarecimentos e mudar uma cultura que é muito grave e ainda está enraizada na sociedade. Isso não é tarefa fácil”, ressaltou. A elaboração da cartilha contou com a participação dos produtores e de um grupo de advogados especialistas em Direito do Entretenimento. O evento aconteceu na sede da Firjan.
Fonte: Firjan