É com muita satisfação que compartilhamos o link deste importante estudo. Ele faz parte de um convênio de capacitação dos empresários do mercado audiovisual, iniciativa promovida pela APRO e SEBRAE, em parceria com a BRAVI – Brasil AudiovisuaL Independente e SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, que dentro do seu escopo também desenvolveu um estudo para o mapeamento do setor audiovisual.
Realizado pela Fundação Dom Cabral, o estudo, inédito por conta de seu tamanho e abrangência (Cinema, TV, Publicidade e Mídias Digitais), tem como objetivo principal evidenciar a relevância do setor audiovisual para a economia, por meio de informações que possibilitem compreender melhor a dinâmica setorial e traçar ações que contribuam com seu crescimento.
A pesquisa está dividida em quatro partes (I. Mercado Audiovisual no Brasil, II. Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, III. Audiovisual Internacional e IV. Uma Visão Qualitativa sobre as Empresas de Produção Audiovisual no Brasil), o levantamento traz dados que apontam de forma inconteste o crescimento do mercado audiovisual, ocorrido nos últimos anos, demonstrando a tendência de que esse crescimento se mantenha.
O levantamento aponta que, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2014, houve um crescimento de 153% no volume de obras produzidas e registradas na ANCINE, atingindo 4,288 mil horas. Vale ressaltar que uma parcela do que é produzido para TV não tem obrigatoriedade de registro, como programas jornalísticos e eventos. Houve destaque para o crescimento na produção de obras seriadas, que passou de 703 horas, em 2008, para 2,943 mil horas, em 2014. Isso representou um crescimento de 318%, ocorrido, provavelmente, por conta da Lei da TV Paga.
Com o crescimento do Audiovisual, seu impacto econômico também aumentou. O Setor Audiovisual foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos em regime CLT e 107,6 mil empregos indiretos, em 2014. A remuneração média no segmento chegou a R$3.685,02 em 2014, cerca de 64% acima da remuneração média do total da economia. Estima-se que a receita das empresas do setor seja de cerca de R$42,7 bilhões de reais (em valores do final de 2015).
Para que o setor mantenha seu crescimento e se estabeleça, um dos segmentos mais prioritários é o de produção, responsável pela criação dos conteúdos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com produtoras de conteúdo audiovisual independentes para mapear o perfil das empresas que atuam neste segmento. A produtora de conteúdos independentes é criativa, e a flexibilidade da empresa representativa revela como a criatividade dos empresários do setor se traduz em estruturas com capacidade para atender diferentes demandas do mercado. O elevado número de formatos e gêneros distintos mostra que, diferentemente de outros países, as empresas de produção de audiovisual no Brasil não são extremamente especializadas, uma vantagem em termos de perenidade, mas que limita seu crescimento.
Boa leitura!
Paulo Roberto Schmidt
Presidente
Odete Cruz
Gerente Executiva