Notícias

MISSÕES INTERNACIONAIS E EDUCAÇÃO EXECUTIVA: INICIATIVAS PARA DESENVOLVER AS EMPRESAS DO RIO

 

Segundo Angela Cunha, gerente do Movimento Sindical, as missões são importantes para que os sindicatos identifiquem as inovações disponíveis para seus setores industriais, além de conhecer boas práticas de representatividade realizadas no exterior. “A ideia é que os presidentes de sindicatos se posicionem como disseminadores de conhecimento entre seus associados. Dessa forma, fazemos com que as informações cheguem a todos os empresários.” 

 

Neste ano, as missões levaram oito sindicatos do setor metalmecânico e nove de moda ao Japão; dez de panificação ao México; seis de móveis e um de rochas ornamentais à Itália; 11 da construção civil à China. Houve, ainda, uma missão institucional a Portugal, com cinco sindicatos. Para Waldir dos Santos Júnior, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia (Sindicon-TR), a viagem à China foi como descobrir um novo mundo. A inovação tecnológica que mais o surpreendeu foi o uso da impressora 3D na construção civil. “Os chineses montaram uma grande impressora com a qual eles constroem casas e prédios”, explica o empresário. 

 

CARAVANAS EMPRESARIAIS 

Para incentivar a troca de experiências e conhecer novas tecnologias do mercado, o Movimento Sindical, em parceria com a Gerência de Relações com o Mercado, também promoveu caravanas a feiras e eventos de setores, como construção civil, gráfico, panificação, alimentos e bebidas, vestuário, têxtil e móveis. Em 2014, os empresários participaram de 23 caravanas, que mobilizaram 43 sindicatos e cerca de dois mil representantes de empresas fluminenses. 

 

Addison Meneses, presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis (Sindcon), destaca a caravana à Feira Brasileira da Indústria Têxtil (Febratex), em Blumenau (SC), realizada em agosto: “O ciclo de palestras foi muito interessante e conhecemos novas tecnologias.” Meneses destaca os eventos em que os empresários expõem seus produtos. “Temos a oportunidade de avaliar a percepção do mercado em relação à nossa produção”, avalia.

 

CAPACITAÇÃO DE GESTORES 

Na área de qualificação empresarial, o Movimento Sindical FIRJAN realizou 10 cursos e uma oficina, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que atraíram 330 representantes de 42 sindicatos. A qualificação abordou os problemas relacionados à legislação trabalhista, tributação, gestão e negociação, entre outros. O tema da oficina foi “Praticando a Negociação Sindical”. As aulas foram ministradas na sede do Sistema FIRJAN e nas Representações Regionais. 

 

Para ajudar o empresariado a desenvolver os seus negócios, o Programa de Educação Executiva do IEL capacitou e certificou 1.530 pessoas em gestão. Os cursos são oferecidos em todas as regiões do estado do Rio. As aulas visam atender às necessidades dos líderes de empresas fluminenses, especialmente nos temas de gestão e produtividade. Este ano, os setores moveleiro, de construção civil e audiovisual ganharam cursos customizados. As carências do setor moveleiro foram identificadas durante a primeira edição da Oficina SENAI Rio Design Indústria, no ano passado, e serviram de base para planejamento das aulas pelo IEL, em parceria com a Coppe/UFRJ.

 

 

O curso “O Negócio do Audiovisual em Tempo de Transformações”, desenvolvido a partir de um pedido do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e realizado em parceria com a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, integra o conjunto de ações para o fortalecimento da indústria audiovisual. “A meta foi oferecer capacitação voltada para o mercado, que fizesse o produtor pensar ‘fora da caixa’ e criar novas experiências de gestão”, diz Silvia Rabello, presidente do Sicav. Durante seis meses, os 17 alunos assistiram a palestras e participaram de oficinas, que abordaram temas como inovação, empreendedorismo e gerenciamento de projetos. Nos meses de outubro e novembro, foi a vez de 27 profissionais de empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia (Sindicon-TR) participarem de um curso formatado pelo Sistema FIRJAN, por meio do IEL.

 

Fonte: Carta da Indústria

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais