Modalidade C do Edital de Fluxo Contínuo Cinema abre inscrições
Foram abertas as inscrições na Modalidade C da Chamada Pública Fluxo Contínuo de Produção para Cinema, por meio do Sistema BRDE do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, da Ancine. Essa Modalidade, além de ser destinada as produtoras brasileiras independentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e estados de Minas Gerais e Espírito Santo, também contemplam as distribuidoras brasileiras independentes sediadas em qualquer região do país (desde que o projeto inscrito seja de produtora sediada nas regiões listadas acima).
O Ministério da Cultura disponibiliza R$ 150 milhões para as quatro modalidades, sendo que cada projeto poderá ser inscrito em apenas uma delas. A modalidade A, que já teve as inscrições encerradas no dia 18 de setembro, selecionou projetos das distribuidoras nacionais independentes, com destinação de R$ 55 milhões. O mesmo valor foi proposto para a Modalidade B, que teve inscrições no dia 25 de setembro que foi voltado para as produtoras brasileiras independentes de longas-metragens de ficção, documentário e animação. Para a Modalidade C, estão previstos aportes de R$ 25 milhões. A Modalidade D, com inscrições previstas para o dia 9 de outubro, destinará R$ 15 milhões à complementação de recursos de projetos que tenham como proponente produtora brasileira independente. Com base na pontuação final obtida, nas quatro modalidades, os projetos serão enquadrados em uma faixa de pontuação que dará direito a acessar diferentes tetos de valores.
O Presidente do SICAV, Leonardo Edde, faz um balanço da seleção pública, após resultados das duas primeiras modalidades. “Sabemos que a quantidade de projetos é infinitamente superior à quantidade de dinheiro disponível. Sobre isto, reforçamos a necessidade urgente de se lançar uma nova linha com mais recursos ainda este ano, além de revisar o Plano Anual de Investimentos (PAI) do FSA, já que foi reduzido o montante de investimentos em cinema. A questão principal é entender estrategicamente a demanda reprimida e dimensionar linhas que sejam eficazes para movimentar o setor. Da forma que está, regredimos 15 anos, quando havia uma correria projeto a projeto, e não um raciocínio estruturante da indústria”. E complementa dizendo que “é muito importante fazermos uma comunicação ao Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA), já que, inclusive, deixamos claro mais uma vez que as decisões do CG não representam, em sua maioria, nossas ideias”.
Entenda o cronograma das modalidades já lançadas:
MODALIDADE A – R$ 55 milhões
Análises de enquadramento – até 08/10
Recursos – 09 a 18/10
Análise de recursos – 15 a 26/10
Divulgação da lista final de classificação do enquadramento – 29/10
As propostas que necessitarem de reenquadramento serão enviadas ao Comitê de Investimento (CI).
Habilitação seguirá na ordem de classificação.
MODALIDADE B – R$ 55 milhões
Análises de enquadramento – 08 a 15/10
Recursos – 16/10 a 25/10
Análise de recursos – 26/10 a 1/11
Divulgação da lista final de classificação do enquadramento – 5/11
As propostas que necessitarem de reenquadramento serão enviadas ao Comitê de Investimento (CI).
Habilitação seguirá na ordem de classificação.
MODALIDADE C – R$ 25 milhões
Análises de enquadramento – início em 16/10
As propostas que necessitarem de reenquadramento serão enviadas ao Comitê de Investimento (CI).
Recurso – 10 dias da decisão do CI
Habilitação seguirá na ordem de inscrição.
Para conferir o edital da Modalidade C, clique aqui.