NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL TRAZ PARA O RIO EXTENSÃO DO 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE DRAMATURGIA
O encontro tem o objetivo de reunir estudantes, profissionais e interessados em teatro, cinema e televisão, para discutir os rumos da dramaturgia.
O evento promovido pelo SESI Cultural contará com quatro mesas redondas, com a participação de nomes como Aderbal Freire-Filho, Aimar Labaki, Jô Bilac, Lauro Cesar Muniz e Carla Four.
A entrada é gratuita, sujeita à lotação. As vagas são limitadas a 60 pessoas por dia. Obs:não será permitida a entrada de pessoas de bermuda.
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Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural
Com o intuito de fomentar a descoberta e desenvolvimento de novos autores cariocas, o SESI Cultural lançou, em abril, o Núcleo de Dramaturgia, uma oficina em que todo o processo de criação de uma peça, desde a ideia embrionária, até o texto final, foi acompanhado e orientado por dois dos autores mais experientes do teatro carioca: Carla Faour e Henrique Tavares.
Além da oficina, o Núcleo de Dramaturgia também promove encontros e palestras para debater e aprofundar o assunto. Quem marcou o lançamento do projeto foi a renomada crítica teatral Barbara Heliodora. Tradutora de 35 das 37 peças escritas por Shakespeare e com mais de 50 anos dedicados às resenhas teatrais, ela comandou um bate-papo sobre o universo das artes cênicas. O Núcleo de Dramaturgia também já recebeu a atriz Claudia Raia, que abordou o gênero musical no Brasil, e o ator Marcos Caruso, que falou sobre o mundo da interpretação.
Confira a programação do 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia – Edição Rio
DIA 03/12
14h às 16h – Mesa 1: EXISTE UMA CRISE CRIATIVA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA?
Integrantes
Alessandro Toller é dramaturgo e professor de teatro. Cursou dramaturgia com Marici Salomão, Mário Viana, Adélia Nicolete, Marco Antonio de La Parra e no Royal Court Theatre e atualmente ministra aulas de dramaturgia na SP Escola de Teatro, Funarte, na Escola Livre de Teatro, no Projeto Ademar Guerra.
Jô Bilac é autor teatral. Sua primeira peça, “Sangue na Caixa de Areia”, ganhou a Menção Honrosa em Dramaturgia, no Teatro Carlos Gomes. O espetáculo “Cachorro!” foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro no Rio de Janeiro em 2007 na categoria direção. Desde 2009 é também curador do Teatro Estadual Gláucio Gil.
Alex Giostri é editor, dramaturgo e cineasta. Autor de 14 peças teatrais e seis livros, também foi colaborador de jornais impressos, como o “Jornal do Brasil” e a “Tribuna da Imprensa” e diretor de filmes publicitários.
Mediação
Ivam Cabral é ator, diretor e dramaturgo. Cofundador da companhia de teatro Os Satyros, atuou em mais de 30 espetáculos, sendo autor e produtor de dezenas de peças teatrais. Publicou, entre outras obras, “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”. Também escreve para cinema e televisão, onde assina o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. Doutorando em Pedagogia do Teatro e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações de Artes da USP, é diretor executivo e um dos idealizadores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
16h às 16h30 – Coffee break
16h30 às 18h30 – Mesa 2: ENSINO DA DRAMATURGIA E DA TELEDRAMATURGIA
Integrantes
Marici Salomão é dramaturga e jornalista. “Maria Quitéria”, “Bilhete”, “Impostura”, “O Pelicano” e “Atos de Violência” são seus textos já encenados. Coordenadora do Círculo de Dramaturgia do CPT entre 1998 e 2003, atualmente coordena o curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro e o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Como jornalista de teatro, atuou como repórter-colaboradora, entre 1998 e 2005, no jornal O Estado de S. Paulo (Caderno 2), e na revista Bravo!.
Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Escreveu, entre outras peças “O Fingidor”, direção do autor, (Prêmio Shell/99 de melhor autor); “A Terra Prometida”, direção de Luiz Arthur Nunes (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo o jornal O Globo); e “O Regulamento”, direção de William Pereira. Também é autor do livro “O Teatro de Samir Yazbek” (Imprensa Oficial).
Tânia Brandão é professora, pesquisadora e crítica de teatro. Atualmente, é professora aposentada colaboradora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGT – UNIRIO). Integrou o Júri do Prêmio Shell de Teatro RJ (2005-2010), integra o Prêmio APTR de Teatro e é crítica de teatro assistente do jornal “O Globo”.
Mediação
Marcio Aquiles é escritor, crítico de teatro e coordenador do programa de intercâmbios da SP Escola de Teatro. Autor dos livros “Delírios Metapóeticos Neodadaístas e “O Esteticismo Niilista do Número Imaginário”, foi jornalista e crítico de teatro da Folha de S.Paulo por três anos. Seus estudos acadêmicos englobam pesquisas em ciências, literatura e teatro, ao longo de 15 anos, em três universidades: UFSCar, Friedrich Schiller Universität e Unicamp.
DIA 04/12
14h às 16h – Mesa 3: DRAMATURGOS E ROTEIRISTAS – PONTOS DE CONVERGÊNCIA
Integrantes
Aderbal Freire-Filho é dramaturgo, ator e diretor. Considerado um dos principais encenadores contemporâneos, dirigiu mais de 80 peças teatrais, entre elas “Apareceu a Margarida” (1973), com Marília Pêra, e “Hamlet” (2008), com Wagner Moura.
Lauro Cesar Muniz é novelista, dramaturgo e roteirista. Autor de dezenas de telenovelas, exibidas na Rede Globo, Record e Bandeirantes, entre elas “O Salvador da Pátria”, “Perigosas Peruas” e “Poder Paralelo”. Em 2014, a Editora Giostri lançou o box “Obras completas de Lauro César Muniz”, com suas 16 peças teatrais. Integra, ainda, o conselho administrativo da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).
Carla Faour é atriz e dramaturga. Entre suas peças encenadas estão “A Força do Destino”, “Cidade Vampira”, “Bárbara Não Lhe Adora”, “Cine Teatro Drive-In” e “Telecatch”. Em 2003, participa da elenco da novela “Celebridade”. No cinema, atua no filme “Bendito Fruto” (2004) e no curta-metragem “Mamãe Tá na Geladeira” (2005).
Mediação
Ricardo Hofstetter é dramaturgo e roteirista. Na televisão, foi autor principal de “Malhação” e roteirista de “Chico Anysio Show” e “Escolinha do Professor Raimundo”, entre outros. Recebeu o Prêmio Shell de melhor autor em 2004, com o texto “Geraldo Pereira, um escurinho brasileiro”.
16h às 16h30 – Coffee break
16h30 às 18h30 – Mesa 4: Mesa 4: FORMAS DE ESCRITA DRAMATÚRGICAS NA CONTEMPORANEIDADE
Integrantes
Aimar Labaki é diretor e dramaturgo. Colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Escreveu e dirigiu “Tudo de Novo no Front” (1992), “MSTesão” (2008), para o teatro, e as novelas “Zazá” (1997) e “Quem é você?” (1996), entre outros trabalhos.
Daniela Pereira de Carvalho é jornalista e dramaturga. Formada em Teoria do Teatro pela UniRio, assina a dramaturgia de “Renato Russo”, “Um Certo Van Gogh”, “Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária” e “Não Existem Níveis Seguros para Consumo Destas Substâncias”, indicada ao Prêmio Shell de Melhor Autora em 2006.
Marcia Zanelatto é dramaturga e diretora. É autora das peças “Assassinas por Amor” (Prêmio Miryam Muniz/Funarte, 2012); “Eles não Usam Tênis Naique” (premiada pelo Instituto Ford, 2003); “Tempo de Solidão” (premiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, 2009), entre outras. (Como colaboradora de Domingos de Oliveira, escreve o longa-metragem “Juventude”, que ganha o Kikito de melhor roteiro em 2008, e “Largando o Escritório”, que recebe o Prêmio Shell de melhor texto, em 2006).
Mediação
Sergio Fonta é escritor, dramaturgo, ator e diretor. É membro do júri do Prêmio Shell de Teatro/RJ e foi Presidente do Júri na Festa Internacional de Teatro de Angra 2011. Como ator teatral, já trabalhou em mais de 30 espetáculos, além de novelas e séries como “A Grande Família” (1973), “Sítio do Picapau Amarelo” (1981), “Você Decide” (1988), e “A Diarista” (2004). Conquistou 13 premiações, como o 1º lugar no IV Concurso Opinião de Dramaturgia, Menção Especial por Unanimidade no Prêmio Guararapes de Poesia, Prêmio UBE de Dramaturgia 1996 (1º lugar) e “Medalha Joaquim Norberto/2000”, entre outros.
Fonte: Sistema FIRJAN