Notícias

PROJETOS DE AUDIOVISUAL DO ESTADO DO RIO SÃO PREPARADOS PARA COMPETIR NO MERCADO EXTERIOR

 

Depois de seleção por meio de edital, dez produtores apresentaram filmes prontos ou projetos em andamento, no Festival de Berlim. O objetivo era conseguir parceria para coprodução, distribuição e investimentos. Os produtores participaram ainda de reuniões individuais preparatórias com consultores técnicos. Já em Cannes, a ação mais importante foi a assinatura do acordo com os representantes do Marché du Film, braço de negócios do festival francês. “Pela primeira vez, um projeto brasileiro, o Films From Rio, assinou contrato com o Marché du Film”, comemora Silvia Rabello, presidente do Sicav. Para ela, o grande diferencial do programa é a consultoria internacional especializada.

 

Camila Costa Magalhães, analista da Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema FIRJAN, detalha a dinâmica do trabalho que será realizado: “Os consultores franceses ajudarão a preparar os projetos fluminenses voltados à produção de filmes para que estes consigam um melhor aproveitamento comercial quando levados aos mercados estrangeiros, aumentando assim suas chances de firmar parcerias para coprodução internacional”.

 

De acordo com a presidente do Sicav, os sete projetos que atualmente participam do programa Films From Rio estão em diferentes estágios, passando por modificações, sofrendo críticas para se adequarem melhor ao mercado externo. “O projeto mais avançado, com filmagens encerradas, é A floresta que se move, da Eh! Filmes, da produtora Elza Tolomelli e do diretor Vinícius Coimbra”, destaca Silvia.

 

Resultado de parcerias
Para ela, as conquistas são resultado da junção de forças para firmar parcerias: “O apoio do Sistema FIRJAN foi fundamental para o crescimento do setor no Rio. Fico feliz com a parceria da Federação, que entendeu que o setor gera PIB para o estado, arrecadação de impostos, vagas de trabalho, tudo isso sem poluição e ainda faz do Rio o centro de produção audiovisual do Brasil”, resume Silvia. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Rio é responsável pela geração de cerca de 30 mil empregos e sedia empresas responsáveis por quase 90% da bilheteria do cinema nacional.

 

O Sistema FIRJAN foi um dos patrocinadores do Festival do Rio. Durante o evento, realizado de 24 de setembro a 8 de outubro, foram divulgados o projeto da Casa FIRJAN da Indústria Criativa e os filmes de curta metragem premiados na Maratona Animada SENAI, na última edição do Anima Mundi. Também foram apresentados os cursos de capacitação de técnicos nas unidades do SENAI em Laranjeiras e no Maracanã, além do Festival Curta Criativo.

 

Fonte: Carta da Indústria

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais