RIOFILME LANÇA EDITAL INÉDITO EM PARCERIA COM O FUNDO DE MÍDIA DO CANADÁ
O investimento total da linha será de R$ 615.000,00, sendo metade de cada instituição. Ela financiará de forma não reembolsável até 75% do orçamento de desenvolvimento de cada projeto, com um teto de investimento de aproximadamente R$ 100.000,00 por instituição e por projeto.
Os projetos devem envolver pelo menos uma produtora brasileira estabelecida na cidade do Rio de Janeiro e uma produtora canadense elegível sob critérios do FMC, e ter ainda o co-investimento de um canal de TV de cada país. Serão admitidos projetos dos gêneros documentário, infantil, ficção e animação.
Trata-se de um mecanismo de financiamento automático, sem avaliação de conteúdo. Os primeiros projetos que cumprirem os requisitos previstos no edital serão imediatamente selecionados e contratados.
“Esta é a primeira vez que a RioFilme lança um programa de coprodução com outro país”, comenta Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da RioFilme. “O Canadá tem um setor audiovisual muito criativo e de alto desempenho, assim como o Rio de Janeiro. Nada mais natural do que estimular a aproximação.”
Segundo Valerie Creighton, presidente e CEO do FMC, “a missão do Fundo de Mídia do Canadá inclui o apoio ao desenvolvimento e produção de conteúdo para televisão e mídia digital envolvendo produtores canadenses e parceiros internacionais.” Para ela, “dada a riqueza de talento e as oportunidades de mercado significativas no Brasil, o FMC está muito satisfeito em trabalhar com a RioFilme na promoção de parcerias entre produtores do Brasil e do Canadá.”
O regulamento do edita estará disponível no site da RioFilme no dia 28 de maio.
Sobre RioFilme
Criada em 1992, a A RioFilme é uma empresa de investimento em audiovisual que pertence à Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi revitalizada em 2009 e passou a ter a missão de promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca como um todo, levando em conta seus impactos econômicos, sociais e culturais na cidade. Com isso, tornou-se uma investidora em desenvolvimento, produção, distribuição, exibição, infraestrutura e capacitação de cinema, TV e novas mídias, atuando em parceria com a iniciativa privada. Realiza investimentos reembolsáveis e não-reebolsáveis, Investiu entre 2009 e 2013 cerca de R$ 140 milhões em 378 projetos de empresas do setor. O Rio de Janeiro é hoje a cidade brasileira que mais investe em audiovisual. .www.rio.rj.gov.br/web/riofilme
Sobre o Fundo de Mídia do Canadá
O Fundo de Mídia do Canadá (FMC) promove, desenvolve, financia e fomenta produções canadenses e aplicações para todas as plataformas digitais de conteúdo audiovisual. A FMC orienta o conteúdo canadense para um ambiente global competitivo, promovendo a inovação da indústria, recompensando o sucesso e permitindo a diversidade e o acesso ao conteúdo através de parcerias com os setores público e privado. Visite www.cmf-fmc.ca e Canadaonscreen.ca (este é um site do FMC criado para demonstrar e celebrar o talento criativo canadense e o conteúdo destinado a todos os tipos de telas.