SEIS PROJETOS DO SICAV CONCORREM AO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS SINDICAIS
Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial
A parceria entre o Sicav e PGA (Producers Guild Of America), nos Estados Unidos, é a primeira prática inscrita pelo sindicato. Em 2013, o Sicav assinou o “Memorando de Entendimento” com a associação norte-americana sem fins lucrativos, que reúne mais de seis mil produtores do setor audiovisual. O objetivo é promover a cooperação técnica entre os profissionais dos dois países.
“Verificou-se um número significativo nas inscrições de produtoras brasileiras no Produced By Conference, realizado em junho de 2014, em Los Angeles, Califórnia. Neste importante evento promovido pela PGA, representantes do cinema americano realizaram palestras e apresentaram tecnologias de ponta e novas metodologias de produção”, conta a presidente do Sicav, Silvia Rabello.
Na mesma categoria, concorre a parceria firmada entre o sindicato e a ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão), que oferece descontos aos associados ao Sicav nas inscrições nos eventos do Rio Content Market com a participação de executivos, criadores, os principais profissionais de TV e mídias digitais de mais de 29 países, proporcionando uma intensa troca de experiências e rodadas de negócios.
“O Rio Content Market promove eventos de conteúdo audiovisual aberto a toda indústria de televisão e mídias digitais. Em três anos, tornou-se referência no mercado internacional”, acrescenta Silvia.
O programa Films From Rio, idealizado pelo sindicato, em parceria com o Sistema FIRJAN, RioFilme, Secretaria Estadual de Cultura, do SEBRAE e Rio Film Commission/ Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, também concorre ao Prêmio. O programa tem como objetivo promover o cinema fluminense no mercado externo, e inclui a preparação técnica e jurídica para as produtoras, o atendimento e apoio durante a participação no mercado internacional, o apoio pós-mercado com “follow-up” das negociações e avaliação dos resultados.
Em duas edições, o Films From Rio teve ampla participação dos produtores, contando com a apresentação de projetos em vários estágios para coprodutores, distribuidores e agentes de vendas para posterior desenvolvimento e comercialização.
“O programa representa a convergência de interesses e políticas públicas visando o desenvolvimento da indústria audiovisual fluminense e a inserção de filmes e produtores do Rio no mercado internacional”, diz Silvia Rabello.
Os seminários sobre as Novas Linhas do Fundo Setorial do Audiovisual são a quinta prática inscrita no Prêmio Melhores Práticas Sindicais. Os eventos apresentam informações sobre as novas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e os procedimentos para captação de recursos financeiros.
A presidente do Sicav ressalta que, além de informações, os seminários disponibilizaram trocas e orientações às empresas, facilitando o acesso às fontes de recurso do FSA.
Infraestrutura administrativa, financeira, de sistemas e recursos humanos
No início de 2014, através do Programa de Apoio à Infraestrutura Sindical do Sistema FIRJAN, o sindicato revitalizou sua sede promovendo a modernização das instalações físicas e implantação de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Com a reforma, o Sicav promove a ampliação do associativismo e reforça a representatividade do sindicato no cenário industrial audiovisual.
“Na nova sede os associados têm a disposição uma sala equipada para a realização de negócios e de videoconferências, o que garante mais mobilidade e agilidade, com o menos custo, contribuindo para a produtividade e competitividade das empresas”, diz a presidente.
Infraestrutura, Gestão Sindical
A estruturação do curso de gestão para o setor audiovisual “O Negócio do Audiovisual em Tempo de Transformações”, realizado em parceria com Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RJ), é outra boa prática sindical inscrita pelo Sicav. O curso promove a atualização dos empresários e executivos em novas metodologias e ferramentas de gestão para aumentar a competitividade.
“A metodologia para estruturação deste programa contemplou as transformações provocadas pelas inovações tecnológicas, sociais e regulatórias em andamento e as mudanças que a nova realidade exige no negócio audiovisual, preparando os empresários para novas técnicas de gestão e inovação’, explica Silvia.
A premiação ocorrerá no dia 18 de novembro de 2014, na sede da FIESP, em São Paulo, e será feita aos representantes dos sindicatos em cada uma das categorias.