SICAV E FIRJAN PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS AUTORAIS
A presidente do sindicato, Silvia Rabello, abriu o seminário destacando a importância dos empresários estarem cada vez mais capacitados. “Os produtores, assim como as empresas, precisam se preparar para os desafios desse mercado, que está mais tecnológico e sofisticado”, destacou Silvia.
A primeira palestra foi de Simone Lahorgue, advogada e árbitra da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que explicou as funções de uma obra audiovisual e a relação dela com os direitos autorais, mostrando como o setor é fundamental para o Brasil. “As obras audiovisuais que produzimos são importantes para mostrar e conectar o país ao cenário internacional”, avaliou Simone, informando também que a indústria audiovisual representa 0,57% do PIB nacional. “Parece pouco, mas é equivalente aos setores farmacêutico e têxtil”, concluiu.
Seminário teve a participação de especialistas em Direitos Autorais (Foto: Antonio Batalha)
A propriedade intelectual foi tratada pelo advogado Cláudio Lins e Vasconcellos, que ressaltou a diferença de interesses sobre a proteção dos direitos autorais de acordo com cada etapa de da cadeia produtiva. “Enquanto a criação trata o direito autoral como receita, os distribuidores tratam como custo. A produção, que é a segunda fase desta cadeia, precisa de um meio termo”, avaliou Cláudio.
O próximo evento será no dia 3 de junho e tratará sobre “relações trabalhistas”. Além deste, ainda haverá outros dois seminários, com os temas “tributação” e “internacionalização”.
(Gabriel Adão / Movimento Sindical FIRJAN)