Sicav entrega propostas em defesa do audiovisual fluminense
Em audiência na Alerj, no último dia 15 de outubro, representantes do Sicav – Mariza Leão, Glaucia Camargos e Leonardo Edde – entregaram ao deputado estadual Luiz Paulo (PSDB-RJ) duas propostas de emenda parlamentar, em um esforço de recuperação econômica do audiovisual fluminense.
O documento propõe um aporte de recursos já em 2019 para duas iniciativas do setor: o programa Cinema Para Todos – implementada anteriormente, promovia acesso às salas de cinema a alunos da rede pública estadual – e os Arranjos Regionais, mecanismos criados pelo Prodav com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.
Em três edições, até 2015, o Cinema Para Todos levou às salas de exibição cerca de 1,5 milhão de estudantes de mais de mil escolas de todo o estado, bem como mais de 2 mil professores, que puderam assistir a cerca de 200 filmes brasileiros. Além de permitir que pessoas de baixa renda tivessem acesso a um bem cultural cujo ingresso é tradicionalmente alto, o Cinema Para Todos se destacava como um programa de formação de plateia.
Já os Arranjos Regionais alocam recursos da União, em adição a investimentos locais – numa proporção de até 3 para 1 – realizados pelos estados, alavancando a indústria audiovisual local em toda a sua cadeia produtiva.