Além deste, no ano passado, o gigante de vídeos se fixou na cidade de São Paulo, em uma parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Para os cariocas, o espaço será ainda maior, com mais de dois mil metros quadrados. O objetivo é apoiar a comunidade de criadores e promover a próxima geração de talentos e vloggers de olho em eventos locais, como as Olimpíadas.
O projeto ainda não está 100% pronto. Ainda em construção, o espaço deve abrigar entre quatro e cinco estúdios com tecnologia de ponta como câmeras 4K, vídeos em 360°, além de cenários e pós-produção. Para aproveitar os recursos, os youtubers cariocas precisarão ter, no mínimo, 2,5 mil inscritos no seu canal. Quem está começando agora, poderá frequentar os cursos e workshops.
naugurado em 2014, a sede de São Paulo recebeu mais de 1.600 pessoas só no primeiro semestre deste ano. No Rio, além da vista invejável do novo porto, o ambiente será maior do que o da cidade da garoa, com mais estúdios e espaço físico, recebendo ainda mais pessoas. O YouTube tem Spaces em outras grandes cidades do mundo, como Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio.
Desde a inauguração do primeiro Space em 2012, foram mais de 100 mil visitas de criadores e mais de 10 mil vídeos produzidos, que superaram ao todo um bilhão de visualizações na plataforma do Google.
No Rio de Janeiro, será montada toda uma infraestrutura de captura de vídeo, com câmeras, equipamentos de iluminação e áudio, tecnologias para transmissão ao vivo e pós-produção.
“O Rio é o nosso pólo audiovisual por excelência e definição. Grande parte dos youtubers são Rio de janeiro. Nada melhor do que fazer essa aposta e permitir que esses talentos se expressem”, afirma o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.
Ainda de acordo com Coelho, será um estúdio para todos. “O espaço é totalmente democrático, sendo respeitada a ordem de chegada dos YouTubers”, completa. Ou seja, todos os criadores, acima do limite mínimo de seguidores, estão aptos a solicitar o espaço, que também é um local de encontro e de troca.
Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces, também criador da ideia que define o espaço, conta que este não é um lugar de competição entre os Youtubers, e sim uma grande escola, onde todos ganham. “É sobre aprender, criar e conectar”, acrescenta. Ele explica que, com vídeos cada vez melhores, os criadores de conteúdo tem mais alcance e mais chances de lucrar com publicidade.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, destaca que o único país com duas cidades participantes do projeto YouTube Spaces é os Estados Unidos. “E agora, o Brasil”, celebra. O prefeito lembra que a cidade carioca tem uma grande vocação para o audiovisual, sendo a casa de várias emissoras de TV.
Fonte: www.techtudo.com.br